O nome do nosso projeto é inspirado nessa personagem bíblica, que costurava para pobres e viúvas e era amada por muitos. Foi com esse espírito de bondade e amor que o projeto nasceu em 1996, quando membros da igreja luterana Comunidade do Redentor em Curitiba, atendiam pessoas que chegavam no local solicitando itens básicos.
Ao constatar que a maioria delas era de Almirante Tamandaré, optou-se por instalar uma sede nessa cidade para desenvolver um trabalho de assistência social mais próximo e efetivo.
O Projeto Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI)
e tem como principal mentora a
Comunidade Luterana do Redentor, de Curitiba.
Conta também com doações de pessoas físicas e jurídicas e de instituições parceiras.
O Projeto Dorcas é reconhecido pelo poder público e pela população local como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserida, buscando aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações.
O Projeto Dorcas detém o título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, o que traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da instituição como prestadora de serviços à sociedade.
A instituição é também cadastrada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao conselho Municipal de Ação Social (CMAS) de Almirante Tamandaré, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Graças a isso, é possível o repasse de doações oriundas da dedução do Imposto de Renda (pessoa física e jurídica).