COVID-19   -   Veja as ações que estamos fazendo durante a pandemia

Quem Somos

"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas".

Atos 9:36

Nossa História

O nome do nosso projeto é inspirado nessa personagem bíblica, que costurava para pobres e viúvas e era amada por muitos. Foi com esse espírito de bondade e amor que o projeto nasceu em 1996, quando membros da igreja luterana Comunidade do Redentor em Curitiba, atendiam pessoas que chegavam no local solicitando itens básicos.

Ao constatar que a maioria delas era de Almirante Tamandaré, optou-se por instalar uma sede nessa cidade para desenvolver um trabalho de assistência social mais próximo e efetivo.

Ao longo de sua existência, o Projeto Dorcas tem transformado a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social da região de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.

Seu objetivo é promover o desenvolvimento humano integral; físico, psicológico e espiritual.

Através de atividades educacionais, culturais, esportivas a crianças e adolescentes e capacitação profissional a adultos.

Também são oferecidas refeições diárias, além de acompanhamento psicológico, assistência e educação em saúde, orientações sobre higiene, alimentação, cidadania e meio ambiente.

Quem Faz

O Projeto Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI) e tem como principal mantenedora a Comunidade do Redentor.

Para seu funcionamento conta também com doações de pessoas físicas e jurídicas e de instituições parceiras.

Coordenação

Coordenação Geral
Darclê Susan Westphal da Cunha
Música
Tadeu Malaquias
Assistência Social
Larissa Benner Göhring Heidemann
Pedagogia
Doris Buchweitz
Escotismo
Cristine Rodrigues
Missão
Missionário Eduardo Paulo Sell
Secretária
Sirlei Herpich
Financeiro
Arlete Frizzo

Relevância e Transparência

O Projeto Dorcas é reconhecido pelo poder público e pela população local como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserida, buscando aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações. Tanto que o Projeto Dorcas detém o título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, que traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da instituição como prestadora de serviços à sociedade.

A instituição é também cadastrada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao conselho Municipal de Ação Social (CMAS) de Almirante Tamandaré, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Graças a isso, é possível o repasse de doações oriundas da dedução do Imposto de Renda (pessoa física e jurídica).

O Projeto Dorcas está localizado na Rodovia dos Minérios, próximo ao bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Atualmente tem suas atividades em um terreno de 3.500 m² e conta com uma área construída de 600 m².